sábado, 25 de junho de 2011

Varie seus treinos

Além de manter a disciplina, o corredor deve, para evoluir, variar os tipos de treino. Isso porque a alternância torna o corredor mais completo e aprimora a capacidade física. Quando o atleta treina sempre da mesma forma, o sistema cardiovascular se acostuma com aquele ritmo e não evolui. Além disso, incluir diferentes tipos de exercícios na planilha ajuda a fugir da rotina, tornando a prática esportiva mais prazerosa.


Treinos educativos – São treinos para melhorar a técnica de corrida, como as passadas, a postura, economia de gasto energético na hora da corrida.
Tiros - Atua no ganho de velocidade. Consiste em uma corrida realizada em ritmo superior ao que o atleta está acostumado, aliada com intervalos pré-estabelecidos. Esse treinamento pode ajudar também na expansão da capacidade muscular e cardiovascular, além de elevar o VO2 Máx. Os tiros e as pausas ou intervalos variam de acordo com o que está sendo trabalhado. Podem também variar de distância, velocidade, ritmo. 
Fartlek - Treino de variação de ritmo e intensidade com diferentes tipos de terreno, o que ajuda no ganho de velocidade. Uma das diferenças para o intervalado é que não possui pausa absoluta, mas apenas uma redução de ritmo. Pode ser feito uma vez por semana entre um treino leve e outro.
Longão - Normalmente é feito no final de semana, gera grande fortalecimento e resistência. “Nos longos, o segredo é manter a frequência cardíaca constante, mantendo um ritmo mais leve que o ritmo de prova, exemplo correr no conforto'' explica Letícia Saltori.
Tempo run – Também conhecido como treino ritmado e intervalado de média e longa duração, o tempo run é um treino que simula o ritmo de prova.
Treinos em subida – Ajuda no ganho de resistência e velocidade. Além disso, trabalham toda a parte inferior do corpo, principalmente as fibras musculares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário