quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atenção Mulheres!!!!

A Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua, AIMS e a reunião das Maiores Maratonas do Mundo, WMM, lançaram um comunicado sobre os recordes mundiais e as marcas femininas nas corridas de rua.
Durante o Campeonato Mundial de Atletismo, em Daegu, na Coreia do Sul, o Congresso da Associação Internacional de Federações de Atletismo, IAAF, aprovou uma menção para trocar a norma correspondente para as marcas de mulheres conseguidas em corridas de rua. De acordo com esse novo critério, só os tempos conseguidos em competições disputadas apenas por mulheres devem ser considerados e homologados como recorde mundial. Marcas conseguidas em disputas mistas serão consideradas somente como melhor marca.
O novo critério supõe que a marca de 2:15:25 conseguida por Paula Radcliffe em uma maratona em 2003 já não seria recorde mundial, mas apenas a melhor marca. Sendo assim, o tempo de 2:17:42 conseguido pela atleta em Londres 2005 seria o recorde do planeta.
Comunicado
As Juntas Diretivas da WMM e AIMS revisaram a decisão do Congresso e creem que esta não representa o que requer a corrida de rua. Mais ainda, consideram que deveriam ser estabelecidos dois recordes mundiais para as corridas de rua femininas: separando as as marcas conseguidas em competições mistas e em corridas exclusivamente para mulheres.
AIMS e WMM continuarão admitindo ambos os tipos de marcas como recordes do mundo e debaterão esse assunto mais profundamente com a IAAF reconhecendo que:
a) A grande maioria das corridas com mulheres no mundo são mistas
b) A situação atual na qual o melhor tempo não será mais reconhecido é confusa, injusta e não respeita a história de nosso esporte.
AIMS representa mais de 300 corridas em todo o mundo, a maioria delas são corridas de rua. Os membros da WMM são Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Ambas entidades estão representadas na Comissão de Corridas de Rua da IAAF e desempenham um papel de liderança nas corridas de rua.
A marcas consideradas para recordes, rankings e com intuito de qualificação devem ser realizadas de acordo com as Regras de Competição da IAAF. Estas incluem medição do circuito, desníveis autorizados entre a saída e a chegada, máxima distância entre a linha de partida e a chegada. Nessas condições citadas, um recorde mundial só não é considerado se o atleta for cair no exame antidoping do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário