segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Maratona de Curitiba 2011

Pode até não parecer, mas corrida de rua é um esporte repleto de táticas e estratégias. Uma prova, independentemente da distância, pode muito bem ser comparada a um tabuleiro de xadrez. Cada metro ou quilômetro percorrido precisa ser pensado para que qualquer surpresa indesejável seja evitada. E no caso de uma maratona, como a de Curitiba, que ocorrerá no dia 20, cada passada é importante.
Ao longo dos mais de 42 km, muito coisa acontece com o corpo e a mente do corredor. O desgaste físico natural de uma distância tão longa, somada a incertezas e mo­­mentos de desconcentração, po­­dem se tornar verdadeiras ar­­ma­­dilhas. Por isso, quanto melhor planejada for a prova, maiores as chances de completá-la e até mesmo baixar tempos.
Uma maratona, porém, não começa na largada. A semana que a antecede é fundamental, não apenas no afrouxamento dos treinos, mas também no estudo do trajeto. “Verificar o percurso da prova evita surpresas. Estar preparado para pontos que tenham mais subidas, tanto fisiológica quanto psicologicamente, é essencial. Depois de conhecer a prova e quais seriam os pontos mais difíceis, pode-se traçar um planejamento que possibilite fazer uma prova sem quebras”, sugere o coordenador técnico da Triax Asses­­soria Esportiva, Murilo Bastos.
No dia da prova, a dica é não es­­trear material nenhum. “Im­­por­­tante é não testar nada no dia, nada de remedinho da vovó ou tênis novo. Por isso, não vale estrear nem mesmo camiseta. O ideal é ir com a roupa de treino. E assim, não utilizar na prova nada que não esteja acostumado no treinamento, incluindo hidratação e alimentação, como gel [de carboidrato]”, recomenda o coordenador de corridas da Academia Gustavo Borges, Marco Aurélio Piazza.
A palavra de ordem para o corredor, principalmente o amador, é cautela. O ditado “a pressa é inimiga da perfeição” se adapta perfeitamente a uma maratona. É preciso, acima de tudo, respeitar o próprio organismo.
“O atleta deve correr numa intensidade que seja confortável e que ele consiga correr e falar sem grandes dificuldades, pois certamente estará numa intensidade em que utilizará gorduras como fonte de energia, o que poupa o glicogênio do corpo”, explica Bastos.
“Mesmo para o iniciante, toda parcial deve ser estipulada. E a prova deve ser progressiva, começando leve, aquecendo nos primeiros quilômetros e aumentando o ritmo aos poucos, sempre dosando e segurando um pouco quando sentir que está pesado”, indica Piazza.
Com o passar dos quilômetros, atenção especial para a hidratação e alimentação. Na Maratona de Curitiba, por exemplo, são 18 postos de água. Ao lado do líquido, va­­lem isotônicos e saches de carboidratos em gel. Claro, nem pensar em ingerir suplementos que não usa frequentemente nos treinos.
A prova de 42 km tem também algumas singularidades. Uma de­­las está ligada diretamente a um quilômetro específico: o de número 32. É uma barreira psicológica e fisiológica, de onde ainda restam pelo menos 45 minutos de prova e, para muitos, mais de uma hora.
“Vale a dica de não se empolgar nesse ponto, pensando que falta apenas uma ‘provinha’ de 10 km pela frente. Sugiro se concentrar ainda mais e avaliar o ritmo de prova para tentar planejar se vai dar para chegar no tempo esperado ou se terá de ajustar a velocidade”, alerta Bastos.
Anote as cinco principais dicas para se aventurar na inesgotável prova de 42,195 km:
1- Equipamento
Não teste nada novo na prova. Nada de tênis zero, gel de carboidrato que nunca usou e mesmo roupa nova. A dica é repetir tudo o que faz no treino.
2- Trajeto
Conheça o percurso com antecedência e planeje cada parcial e trecho.
3- Fisiologia
Hidrate-se, em média, de 30 em 30 minutos. Por isso, saiba com antecedência onde estão localizados os postos de água ao longo da prova.
4- Macete
Durante a hidratação, evite molhar os pés. Isso pode criar um atrito desnecessário e aparecer bolhas durante a prova. Pode até acabar com a prova.
5- Ritmo
Use sempre a cautela. Não force demais no início e busque uma passada tranquila que garanta chegar ao final da prova.

Obrigado Gazeta do Povo por mais essa oportunidade.
Valeu Academia Gustavo Borges pela indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário