sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Calcanhar de Corredor

Dor no calcanhar? Pode ser sério! Ortopedista

Mais um belo trabalho da nossa repórter Paula Gabriela do Rio de Janeiro, acompanhe!
Após um treino de 13km, em piso de concreto e com um tênis gasto, Ricardo Tadeu, servidor público de 44 anos, passou a sentir dores fortes no calcâneo. Sem saber o que estava acontecendo com o seu pé, o corredor, que pratica o esporte há três anos e meio, procurou um especialista sete meses depois de ter sentido pela primeira vez a fisgada no calcanhar. Ao concluir a consulta, foi constatado que Ricardo estava com a tendinopatia insercional do aquiles. E agora?
De acordo com a ortopedista Ana Paula Simões, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a tendinopatia é uma lesão degenerativa nos tendões. Ocorre um processo de desgaste e inflamação no tendão do calcâneo (aquiles), que conecta os músculos da panturrilha ao calcanhar, usado durante o caminhar, correr e saltar. O processo é lento e gradativo, podendo ou não causar a sua ruptura no último estágio da doença.
lesao_calcanhar (Foto: arte esporte)
- Minha lesão acabou ficando crônica. Nos treinos atrapalha, mas quando eu esquento ela acaba sumindo, mas quando acordo, não consigo pôr o pé no chão. Sinto uma dor local, como se fosse uma pancada. Aparece quando fico algum tempo parado e começo a andar. O tendão de aquiles lesionou justamente no osso calcâneo - contou Ricardo.
Ana Paula explicou que para se obter o diagnóstico, o paciente precisa passar por alguma etapas. A primeira é a anamnese, que é uma entrevista realizada pelo especialista com a intenção de se descobrir o ponto inicial da lesão, busca relembrar os fatos. Em seguida, deve se realizar um exame clínico para ajudar a classificar. Podem ser exames de imagem como o ultrasom e a ressonância.
Como surge a lesão
calcanhar detalhe dor (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Região na qual o atleta sente as dores da lesão
- Podemos dividir os fatores em intrínsecos e extrínsecos. Os extrínsecos estão relacionados com o treinamento excessivo, o nível de competição, movimentos repetitivos, erro na execução do gesto esportivo, contrações vigorosas, superfície de treinamento, condições ambientais e equipamentos utilizados. Os intrínsecos incluem, dentre outros, alterações anatômicas estruturais e biomecânicas, desequilíbrios e/ou encurtamentos musculares, déficit de força muscular, nível do suprimento sanguíneo do tecido e fadiga - informou a ortopedista.
Nesse sentido, Ana Paula deixa claro que os fatores para o surgimento são muitos e os portadores desta condição devem ser analisados individualmente, até mesmo do ponto de vista biomecânico.
Tratamento
- Focar os cuidados nos fatores intrínsecos e extrínsecos;
- perda do peso excessivo para que a musculatura não fique sobrecarregada;
- alongar antes de depois da corrida;
- usar gelo no local inflamado quando a lesão estiver no início;
- antiinflamatórios e palmilhas ortopédicas;
- fisioterapia e massagens no local inflamado.
corrida de rua calcanhar ricardo (Foto: Arquivo Pessoal)Ricardo trata sua lesão com muitas sessões de
fisioterapia e alongamento (Foto: Arquivo Pessoal)
Ricardo, inicialmente, ficou três meses parado e se dedicou totalmente à fisioterapia. Leu muito a respeito do seu caso e procurou mais de um especialista para iniciar seu tratamento.
- Fiz sessões de fisioterapia recomendada pelo ortopedista e melhorou um pouco. Hoje faço pilates e ajuda muito. Treino normalmente, monitorado pela minha fisioterapeuta. Nossa teoria é que a lesão não vai piorar. E, realmente, voltei a correr tem dois meses e não piorou. Sei que meu caso é difícil de curar, pelo local da lesão, mas não tem mágica. É ter paciência e alongar bastante - concluiu o mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário