sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Corrida da Medula Óssea

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude abre nesta segunda-feira (27) as inscrições para a primeira Corrida da Medula Óssea, que acontecerá no dia 4 de março. As inscrições deverão ser realizadas na sede da secretaria, na rua Desembargador Westphalen – n.º 1.566 – Rebouças até o dia 2 de março das 8h30 as 18h.
O taxa de inscrição tem custo de  R$ 10,00. Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de ações sociais promovidos pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar-PR). Os atletas deverão pagar a inscrição durante a retirada do kit de corrida, que acontecerá no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no sábado (3), das 10h às 15h, ou no domingo (4), das 7h30 as 8h30, no Parque Tanguá.
A primeira Corrida da Medula Óssea terá um percurso de 4,5 km, com a largada acontecendo no Parque Tanguá às 9h e chegada no Parque São Lourenço. Estarão abertas mil vagas para participar da prova, que contará com o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima como padrinho e terá entrega de premiação para os três primeiros colocados gerais nas categorias masculina e feminina.
Doação de Medula - A corrida contará com um posto de Cadastro Voluntário de Medula Óssea promovido pelo Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (LIGH), que recolherá amostra de 5 ml de sangue para tipagem genética. As amostras serão enviadas para um laboratório credenciado para exame de histocompatibilidade e os resultados serão enviados ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco de dados nacional.
A doação de medula óssea é considerada uma das maiores esperanças para pacientes com leucemia e outras doenças sanguíneas. A grande dificuldade encontrada na doação é a questão de compatibilidade, uma vez que a chance de encontrar uma medula compatível é de aproximadamente uma em cem mil, razão pela qual é de fundamental importância a ampliação do número de doadores.

Uma vez registrado, os dados do doador serão cruzados constantemente com os de pacientes que necessitam de transplante. Caso aconteça compatibilidade, o doador será consultado para confirmar se deseja realizar a doação.

ServiçoCorrida da Medula Óssea
Inscrições – de 27 de fevereiro a 2 de março na sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, localizada na rua Desembargador Westphalen – n.º 1.566 – Rebouças
(Inscrições limitadas: 1.000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário