quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TIPOS DE PISADAS

CONFIRA AQUI OS 3 TIPOS DE PISADAS: Pronada, Supinada e Neutra



Tipo de pisada Pronada (pronação):
Pisada Proanda
Pisada Proanda
A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.
Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando a pronação excessiva acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.
A imagem ao lado mostra o pé direito de um corredor com tipo de pisada pronada visto por trás. Como você pode ver, o calcanhar tem uma pronação acentuada.
Dicas de alguns tênis de corrida para corredores com pisada pronada: Asics Gel Phoenix,Mizuno Wave NirvanaAsics Gel-EvolutionAsics Gel 1130Asics Gel KayanoNike LunarGlide.
Tipo de Pisada Supinada (Supinação):
Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.
Pisada Supinada
Pisada Supinada
Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.
Pé chato (arco do pé achatado) é geralmente associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis que ofereça total controle do movimento.
Arco do pé alto é geralmente associado à supinação. Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida. Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento.
lguns tênis de corrida para corredores com pisada supinada: Asics Gel Cumulus 13,Nike VomeroAsics Gel-NimbusAdidas Supernova GlideMizuno Wave Creation.
Tipo de Pisada Neutra:
A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.
Corredores com pisada neutra podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo.
Sendo assim, eles podem usar uma variedade grande de tênis de corrida.

fonte: http://tenisdecorrida.com.br/tipos-de-pisadas/






Nenhum comentário:

Postar um comentário