quarta-feira, 6 de março de 2013

Musculação antes ou depois da corrida?

Descubra se correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance do corredor!!!

Correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance? Essa dúvida acompanha muitos corredores, principalmente os que têm agenda apertada e não podem intercalar os dias de treino com os de fortalecimento muscular.
 
O treinador Marcos Caetano, do Instituto Vita, tem uma boa notícia para esse grupo: “Não vejo problema algum em fazer musculação no mesmo dia da corrida, desde que as variáveis do treinamento sejam controladas”.  Ele explica: “Temos que organizar o volume e intensidade da atividade secundária de modo que ela não concorra com a atividade principal daquela sessão”.

COMO DIVIDIR O TREINO

- Se o objetivo é o ganho de potência aeróbia,  deve-se realizar o treino intenso de corrida primeiro e, ao final, o de fortalecimento (com volume e intensidade reduzidos).  

- Quando a prioridade é o ganho de força e potência muscular, deve-se iniciar a sessão com o treinamento muscular de alta intensidade e, na sequência, fazer o trabalho de corrida com volume e intensidade reduzidos.

- Se o objetivo for hipertrofia muscular, uma boa sugestão é dividir os dias de treino da seguinte forma: corrida intensa no mesmo dia do fortalecimento de membros superiores e corrida leve no mesmo dia do fortalecimento de membros inferiores.

NÃO ABUSE

“O treinamento de corrida concorre diretamente com o treinamento muscular, se o atleta não controlar o volume e as cargas de treino desses dois componentes, terá prejuízos na performance e maior risco de lesão, podendo levar ao overtraining”, alerta Marcos.

Ele também destaca a importância da orientação profissional na hora de montar a planilha de treinos: “O educador físico pode otimizar as sessões de treino para que não haja desperdício de tempo com exercícios inespecíficos para a corrida, além de saber a melhor forma de controlar as cargas de treinamento e o descanso entre os estímulos".


fonte:http://www.thefinisher.com.br/treino/materia/-musculacao-antes-ou-depois-da-corrida#.UTeoTqK-pWU

Nenhum comentário:

Postar um comentário