sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Corrida do Facho e Revezamento das Nascentes

Com o crescimento dos eventos esportivos, algumas provas estão com as suas datas muito próximas uma das outras, ou seja, opção a mais para os corredores e um desafio maior para os organizadores trazerem os atletas para o evento.  Aproveitando o assunto vamos comentar do final de semana 16 e 17 de Agosto que concentra as duas das maiores provas de revezamento do Brasil, 77ª Corrida do Facho e a 10ª Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu. Ambas as provas tem o ''espirito de equipe'' como o seu principal papel ou seja cooperar para o desenvolvimento do esporte, integração das equipes e o respeito a natureza. 
Iniciamos falando da Corrida do Facho que é a corrida de maior tradição de Curitiba e uma das mais antigas do Brasil. Esse revezamento é disputado entre batalhões do Exército em comemoração ao Dia do Soldado, as Unidades Militares e Sub-unidades se prepararam a meses para essa competição. Durante muito tempo era uma prova exclusiva para militares e somente essa foi uma das diversas mudanças que o evento teve , no inicio era uma disputa noturna a qual o corredor corria com a tocha de fogo na mão  ''Facho'' e hoje é uma prova diurna a qual o atleta corre com um bastão em uma distancia de aproximadamente 1km, as categorias são divididas entre Militares do Exército no valor Unidade e Sub-unidade (10 corredores cada um percorre 730mt), equipes convidadas e equipes femininas (6 corredores cada um percorre 730mt).  A prova já teve diversas mudanças de locais de largada e nessa edição mantem a largada no Quartel-General heróis da Lapa (QG do Pinheirino). O evento é a abertura das comemorações do dia  25 de agosto dia do Soldado. Participar do facho é uma honra e motivo de orgulho, ser um ''fachista'' é uma marca que leva para toda a vida.
E se tratando de revezamento, o Revezamento das Nascentes não fica de fora do brilho e glamour, não se trata  de um simples revezamento e sim de equipes fortes e preparadas para o dia repleto de desafios e espirito de equipe elevado, cada corredor corre lado a lado (torcendo, motivando e dando o apoio a quem está no trecho) totalizando uma distância de 108km. A corrida se desenvolve ao longo de nove Municípios:  Com largada na cidade de Piraquara e passando  pelas cidades de Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e  chegada em Curitiba. Na chegada os participantes são recebidos com um grandioso almoço Italiano no Bosque São Cristóvão que fica no Bairro de Santa Felicidade.
A prova será realizada no dia 17 de agosto 2014 - domingo
Horário de largada a partir das 6h15min
As equipes serão formadas com 8 (oito) corredores, no mínimo, e 12 (doze) corredores, no máximo. 
Os Postos de Transição são os seguintes:
LARGADA - Piraquara – em frente à Prefeitura - 0 km
Posto 1 - Quatro Barras – Praça Borda do Camp – 7,2km
Posto 2 - Pinhais – Parque Castelo Branco – 10,1km
Posto 3 - Campina Grande do Sul – Centro Esportivo Ricieri Bernardi – 7 km
Posto 4 - Colombo – Igreja da Roseira – 12,2km
Posto 5 - Bocaiúva do Sul – Esc. Antonio Ceccon – 8,2km
Posto 6 - Colombo – Escola Comunidade São João - 8,9km
Posto 7 - Colombo – Escola Mun. Bortolo Cavassin – 7,1km
Posto 8 - Almirante Tamandaré – Escola Mun. Inácio Lipinski – 10 km
Posto 9 - Almirante Tamandaré – Escola Ver. Osvaldo Avelino Trevisan – 14,8 km
Posto 10 - Campo Magro – Lagoa – 9,4km
Posto 11 - Campo Magro – Escola Mun. João Menegusso Filho – 6,3km
CHEGADA - Curitiba – Parque São Cristóvão (Santa Felicidade) – 6,8 km


Nenhum comentário:

Postar um comentário